quinta-feira, 6 de março de 2008

Pensamentos...

Há algumas noites, tive um sonho um tanto curioso: voava eu distraído por entre os fios de luz da nossa bela Curitiba quando, sem a menor vergonha na cara, uma criança me atirou uma pedra. Nesse momento, instintos primitivos do ser humano acordam e seu lado primata, que antes jogava truco com o lado intelectual, resolve assumir o controle. Não, não estou dizendo que lancei a pedra devolta contra o garoto ou que fiz com que um leão surgisse ao lado do rapaz (minha imaginação durante meus sonhos tem atitude própria), mas cheguei ao ponto máximo que minha cabeça chega em momentos extremos: comecei a filosofar a respeito de política.

Não que eu seja algum amante da política ou que aprecie o circo do plenário, apenas acordei pensando "E se o Brizola conseguisse a presidência hoje?". Confesso que não é um pensamento dos mais otimistas, mas convenhamos, o sujeito tinha estilo como político. Se você discorda, veja você mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=ORaObuR6dwM
http://www.youtube.com/watch?v=9QMOLP_WXJE
http://www.youtube.com/watch?v=fMbMbbfsrbQ
http://www.youtube.com/watch?v=F7x_8ZsOqvM

Entre os saudosos jogadores de pôquer (Os jogadores que perdoem se a grafia estiver errada) há aqueles que gostam dos velhos jargões, entre eles o famoso "Poker face". Contextualizando para minha realidade de universitário de Física que nada entende de Pôquer, o legítimo poker face é o cara que grita "Truco" batendo na mesa depois de fazer 2 sinais de manilha para o parceiro mas tendo à mão um quatro de ouro, um de espadas e um de copas, sendo que a carta que virou era uma dama. O poker face é o cara de pau, aquele que peida no elevador e olha pra você com olhar de reprovação (seu mal educado), o velho que comprou o serviço e não pagou (essa piada é para os que gostam do youtube, não vou baixar o nível do palavreado), o cão que baixa a orelha e pula na sua perna pedindo carinho após roer seu chinelo. Talvez ele não fosse um cara de pau descarado como certo governador que xinga quem protesta contra o nepotismo, mas ele tinha uma veia artística quando o assunto era se pronunciar em público, ele tinha um personagem "político honesto" muito bem incorporado, uma forma de dizer "vá à merda" que é digna dos grandes imperadores romanos, uma classe que a Pantera cor-de-rosa sempre sonhou ter.

Imaginei como seria incrível ver na televisão o homem que roubou meu imposto dizer "eu não me conformo com a sua falta de tino" dirigindo-se ao repórter 'cretino', quase me convencendo de que o Brasil é um país realmente em desenvolvimento. E graças a ele, lógico. Em seguida, imaginei a tragédia que seria se o homem aranha tivesse surgido em Curitiba... ele jogaria sua teia sobre um prédio, balançaria e se jogaria, lançando a teia no próximo arranha-céu. Mas não haveria arranha-céu. Ele tomaria um belo de um pacote, espalhando pedaços por aí e deixando a encargo do piá de prédio que andava à lan house o trabalho de tirar-lhe a máscara de descobrir que ele era, na verdade, um fotógrafo free-lancer. Sim, um fotógrafo free-lancer curitibano, ele moraria com os pais ou passaria fome. Mas enfim, concluí que, quando eu acordo, minha imaginação também assusta.

Nenhum comentário: